terça-feira, 5 de maio de 2015

QUEM CONTROLA O MUNDO

"A morte é o juiz de todas as misérias humanas."(Willian Shakespeare - HENRIQUE VI)                          

O mundo do teatro está de luto porque morreu Antônio Abujamra (1932 - 2015), um talento capaz de inúmeras provocações: -Uma palavra que deveria ser dita pelos gregos, mas hoje eles não falam e sim inventam, caminhando no incerto e idolatrando a dúvida... pode não ser uma janela aberta para o mundo, mas é certamente um periscópio sobre o oceano do social.                                         

Fazendo a tradicional caminhada pela manhã, fui abordado por um pastor de cabelos grisalhos que me entregou um folheto onde se perguntava: Quem controla o mundo? Na sua opinião é... Deus? O homem? Nenhum dos dois?                            

Quando dei minha opinião, o homem de Deus não gostou da resposta e sacudiu a cabeça. Talvez ele tenha pensado nas vítimas do terremoto no Nepal, brigando por causa de comida; ou nos negros, nas ruas de Baltimore querendo justiça depois da morte de mais um preto nas mãos do sistema, ou, quem sabe nos africanos vendidos como gado para fábricas europeias  em pleno século XXI, nos portões de Lampedusa , depois de escaparem do naufrágio no mar do Mediterrâneo.                             

Para o homem de cabelos grisalhos, óculos e média estatura, quem controla o mundo é Satanás (1João 5, 19) e deve ter se assustado quando reparou na minha camisa de Bob Marley! Se visse crianças quebrando carteiras numa sala de aula, no Planalto Central, professores sendo enfrentados pelo batalhão de choque, em São Paulo e trabalhadores nas ruas por causa da terceirização teria citado as Escrituras em busca de uma explicação lógica (Apoc 12, 12). O fato de confessar que estava falando com um padre ascendeu mais ainda a discussão, mas alimentou a esperança de que o governo do demônio está com os dias contados (Hebreus 2, 14).                             

Enquanto nossa Arquidiocese prepara a Novena de Pentecostes inspirada nas Bem Aventuranças, às portas da vigésima quinta edição da Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Urucania e de olho na coleta de assinaturas do Manifesto pela Reforma Política Democrática prossegui minha caminhada. Enquanto isto, o pastor sorriu, quando lhe disse que era uma honra para mim encontrar um homem de Deus!                             


Mas, na sua opinião, quem controla o mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário